Vigiai e orai em todo o tempo.

Iniciamos hoje o Advento, um tempo privilegiado de graça e de beleza. A liturgia de hoje inaugura este tempo com um convite: vigiai e orai em todo o tempo porque o Senhor está próximo, o Senhor vem ao nosso encontro para nos fazer participar da sua vida.

É certo que o nascimento de Jesus é um acontecimento histórico, não se repete. No entanto, na pedagogia litúrgica da Igreja, celebramos todos os anos o mistério da Incarnação do Verbo e tornamo-lo presente na nossa história concreta; no hoje da Liturgia preparamo-nos para acolher o mistério de Deus que rompe as barreiras do tempo e do espaço para se encontrar com a humanidade, para se entregar a nós no Emanuel, no Deus connosco. Por isso é tão importante vigiar e orar nestes dias de preparação para o Natal para não cairmos na superficialidade e acolhermos o essencial deste Natal - o Senhor vem mais uma vez para acampar no meio de nós.

Vigiar e orar significa arriscar numa promessa, apostar numa intimidade e numa relação forte com o Senhor, debruçar o olhar sobre as realidades verdadeiramente importantes, buscar um alimento sólido na Palavra que nós é oferecida em cada dia. A Igreja vive na expectativa da vinda do Senhor e por isso o nosso itinerário espiritual manifesta-se na esperança de caminharmos ao encontro de Deus e da sua vontade.

Clamemos neste tempo: Vinde, Senhor Jesus! Marana Tha! Aprendamos com a Mãe de Deus esta atitude fundamental de quem está à escuta de Deus e alegremo-nos porque Ele está connosco e vem para nós!