Pesquisar

Newsletter


 


 
Faixa publicitária

Liturgia

Faixa publicitária

Faz-te ao largo e lança as redes para a pesca.

Deus vem pessoalmente à procura do homem e chama-o de forma surpreendente e nem sempre razoável. No chamamento de Isaías vemos como o Senhor não se impressiona com a fragilidade do Profeta antes, pelo contrário, toca-o com a sua graça, espelha nele o cuidado pelo povo a quem é enviado e Isaías responde com docilidade: “Eis-me aqui”.

O mesmo se passa no relato evangélico. Desanimado com a escassez do pescado, Pedro obedece à ordem de Jesus: “já que o dizes, lançarei as redes” e é surpreendido pela quantidade de peixe “que quase rebentava as redes”.

Por detrás da vocação de Isaías e de Pedro, e de todos os chamamentos de Deus, está a iniciativa divina e a resposta obediente daquele que é chamado. A obediência da fé é a condição necessária para escutar a Palavra de Deus e deixar que ela se torne fecunda na nossa vida, que ela encarne, ou seja, se faça acontecimento de salvação e envie depois em missão.

Acolher a Palavra significa deixar que ela transforme o coração. “Faz-te ao largo e lança as redes!” É urgente voltarmo-nos para Jesus, caminharmos no Evangelho, deixarmo-nos reconstruir pela Palavra que nos dá vida em abundância e nos ensina a pôr a confiança apenas n’Ele e só n’Ele. Convertidos pelo Evangelho seremos fermento de esperança no mundo, navegaremos com firmeza nos mares instáveis do nosso tempo e seremos enviados por Deus a anunciar a Boa Nova aos nossos irmãos.

Acolhemos com alegria a visita pastoral dos nossos Pastores, o Sr. Patriarca e os seus Bispos auxiliares que visitam, a partir deste Domingo, a nossa Vigararia e a nossa Paróquia. Acolheremos o próprio Deus que nos visita na Palavra, na oração e na caridade. Rezemos para que este encontro com os nossos pastores nos estimule a servir mais e melhor o Reino de Deus que peregrina nesta região mais oriental da Cidade de Lisboa.