Eu conheço as minhas ovelhas!

Na alegria da Páscoa, celebramos hoje o Domingo do Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. É para nós uma alegria profunda saber que somos amados, que o Bom Pastor cuida, guarda, cura, protege e conduz cada uma das suas ovelhas, que as conhece pelo nome, conhece a sua história, as suas feridas, desilusões e também as suas expectativas.

“Eu conheço as minhas ovelhas”! Já pensámos seriamente nesta afirmação de Jesus? Neste tempo em que tudo parece passageiro e efémero, onde tudo se joga num mundo cada vez mais virtual , em que os encontros são cada vez mais escassos e rápidos porque não temos tempo para nada, passamos a vida a correr contra o tempo… vem a Boa Notícia deste Domingo: o Senhor conhece-nos e detém-se demoradamente sobre cada um de nós, o Bom Pastor conhece pessoalmente cada uma das suas ovelhas, tem tempo para escutar e carrega-as aos ombros, se necessário, dá-lhes o que verdadeiramente precisam para encontrar a paz e a salvação. E nós, deixamos que o Seu olhar nos transforme, estamos dispostos a escutá-l’O e a segui-l’O? Deixemos que, neste tempo, o Bom Pastor nos fale, abramos os nossos ouvidos e a nossa vida à novidade da Páscoa, acolhamos o Espírito Santo de Deus que vem com força para nos renovar.

Hoje rezamos pela Igreja e pedimos ao Senhor que nos conceda muitos homens e mulheres disponíveis para O escutar e seguir na vida consagrada. Um consagrado é sinal deste amor de Deus que vem à nossa procura, que tem tempo para nos ouvir e mostrar o caminho, é sinal de esperança, da plenitude que nos aguarda no Céu. Rezemos pelas vocações, peçamos ao Senhor que envie operários para a Messe.