Exorto-te que reanimes o dom de Deus que recebeste.

No início de mais um Ano Pastoral convido-vos a renovar a vossa esperança no Senhor porque é Ele o dono da Messe que conduz a nossa história e a vida da nossa Comunidade Paroquial. No início deste novo tempo acolhemos a Palavra de São Paulo que nos exorta a reanimar o dom de Deus que recebemos no dia do nosso baptismo, a fazer, como nos ensina o Evangelho, tudo o que for necessário para a construção do Reino de Deus que se quer tornar presente nesta Paróquia e neste Bairro.

A missão que o Senhor nos entrega é bela e insere-nos na comunhão da Igreja, casa de comunhão; é um caminho exigente, reclama a nossa audácia, disponibilidade e o dom da nossa própria vida. Nem sempre é fácil, nem sempre reconhecem o nosso esforço… por vezes, o prémio é mesmo a murmuração! Mas animo-vos com as Palavras de São Paulo que hoje escutamos: “não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor, nem te envergonhes de mim, que sou prisioneiro. Mas sofre comigo pelo Evangelho, confiando no poder de Deus”.

Somos conduzidos pela Fé e pela Esperança. Hoje no Evangelho somos confrontados com a Palavra de Jesus: “Se tivésseis fé como um grão de mostarda…”. É a fé que nos desinstala, que nos põe a caminho do Céu, que nos dá um novo olhar sobre o mundo que nos rodeia e sobre aquilo que é preciso fazer para responder aos apelos de Deus e à Sua vontade.

Estamos no Mês de Outubro, mês do Rosário e das Missões. Na escola da Virgem Santa Maria aprendemos a responder com docilidade à vontade de Deus. Com a Senhora do Rosário queremos estar prontos e disponíveis para ir onde o Senhor nos envia, sem medo de testemunhar o poder do amor de Deus. Peçamos à Mãe do Ceu que predisponha o nosso ouvido para escutar Jesus e o nosso coração e as nossas forças para O seguir neste novo Ano.