Vida Ascendente, Movimento Cristão de Reformados

“ A vocação de cristão no mundo, com a missão que ela comporta, exige que se procure uma crescente qualificação para que se tenha alegria no que se é e o que se faz se possa fazer o melhor possível.

A formação permanente é hoje uma exigência na vida profissional e em outros campos de acção. E, também, dadas as mudanças culturais que influenciam os comportamentos pessoais e de grupos, a formação torna-se uma necessidade para os cristãos, chamados a dar razões da sua esperança num mundo vazio de Deus e de costas para os aspectos transcendentes da vida.

Descuidar a formação é cair na rotina e perdendo, progressivamente, o sentido da vida, das relações pessoais e das coisas. Descuidar a formação é arriscar-se a perder a identidade, num mundo que reage ao permanente e canoniza o transitório.”

D. António Marcelino
Bispo Emérito de Aveiro e Assistente Nacional

O MOVIMENTO CRISTÃO DE REFORMADOS / VIDA ASCENDENTE (MCR/VA)

O MCR / VA é um movimento de leigos cristãos que exerceram ao longo de vários anos uma actividade profissional concreta, servindo desse modo a sociedade em que viviam.

Agora, na situação de reformados, desejam continuar a crescer na Fé e a agir de um modo activo, no seu meio próprio e em favor de outros reformados ajudando - os a descobrir que ser pessoa é, até ao fim, ser responsável pelo dom extraordinário que é a vida, com uma missão pessoal que ninguém poderá realizar no seu lugar. Consideram que a reforma não é uma retirada mas um tempo forte em que se põe a render a experiência, a sabedoria, sucessos e dificuldades.

O MCR / VA procura dar um sentido à reforma propondo uma reflexão cristã sobre o sentido da vida, os compromissos e os desafios actuais da sociedade.

Este Movimento de Leigos nasceu em França, estendeu-se à Europa e depois ao Mundo. Está em Portugal desde 1986. Organiza-se em pequenos grupos que se estruturam em dioceses e é coordenado a nível nacional.

O Tema de formação para o ano pastoral de 2011/2012 é “OURO DE CADA TEMPO, MEL DE CADA FLOR”, preparado pelo Assistente Nacional Sr D. António Marcelino e estruturado como guia das reuniões de grupo.

O programa previsto para este ano assenta fundamentalmente em encontros de reflexão, destinados àqueles para quem “a reforma não é uma retirada, mas uma nova etapa de vida, um caminho novo a descobrir e a percorrer com entusiasmo” interessados em partilhar ideias e usufruir de momentos de convívio e amizade, abertos a todos os que quiserem participar.

Assim, teremos os “Encontros às quartas”, quinzenais, subordinados a dois temas: ”Viver em Cristo” e “Bem estar pessoal, familiar e social” com a orientação, respectivamente das Dras Manuela Carvalho, teóloga e Helena Rebelo Pinto, psicóloga.

Direcção Diocesana de Lisboa Grupo de Olivais Sul

Sede: Igreja do SS Coração de Jesus Cândida Rosa

Rua Camilo Castelo Branco, 4 1150-084 Lisboa tel- 218513533

Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar