-
Missão Olivais-Ucrânia: Obrigado
Bendito seja Deus que veio ao nosso encontro, porque olhou para os Seus filhos que sofrem no mundo e nos chamou e nós escutámos este ímpeto de partir, de ajudar, vindo de Deus, que atua nos homens por meio de sinais e realiza prodígios!
Queridos amigos,
há uns dias atrás, alguns de nós começaram a reunir o desejo de transformar o que escutavam no Evangelho em ação, que para além da oração, ponto primeiro de resposta e essencial de ajuda, sentiam que podiam arregaçar as mangas e pôr a comunidade a mexer em prol desta causa humanitária. Sim, não podemos ficar indiferentes ao irmão que sofre, que ficou sem casa, que perdeu tudo com a destruição da guerra, pois em cada mulher e em cada homem que sofre as atrocidades de uma guerra é Cristo que está aí também a sofrer.
Assim de terça a sábado de manhã juntaram-se caixas e caixas de medicamentos, de fraldas, de bens de primeira necessidade, que nós temos em abundância e que a tantos falta. Mais, em 4 dias juntámos o valor necessário para pagar a deslocação do autocarro, e ainda sobrou para pagar as despesas que foram aparecendo. Tantos e tantos ajudaram neste processo, tantos e tantos deram as suas duas moedas como a viúva do Evangelho, tantos e tantas colocaram os seus talentos a render como a parábola que Jesus conta.
E chegou o Dia de São José, nosso Padroeiro e Patrono de toda a Igreja, e partiu de manhã o autocarro rumo a Varsóvia, com 3 membros da nossa comunidade: a Irmã Vera, o Henrique e o João. Mas atrás deles, à distância, uma grande equipa de logística a manter tudo operacional!
E assim na madrugada de segunda chegou ao destino e descarregou-se os bens que tínhamos reunido. Depois, partiu-se à procura dos refugiados que nos foram possibilitados de trazer, aqueles que o Senhor preparou para nós. Trouxemos um grupo de refugiados dos vários campos polacos e embarcámos, como planeado, para Lisboa, parando por Taizé, comunidade de oração e de paz! Quarta-feira chegou de novo à paróquia, aí os refugiados foram recebidos, alimentados, e partiram para os vários destinos planeados e combinados, alguns casas de seus familiares.
Assim na caridade que fizemos experimentarmos o amor de Deus! Pois Deus é amor e cada ato de bem é manifestação de Deus na nossa vida! A nossa bondade e misericórdia encheu o céu de alegria!
Mas a Missão não terminou. Agora ficou-nos confiado a vida de três jovens, que ficaram alojadas numa casa na área de paróquia, a quem somos chamados a acolher, a integrar, a ensinar o português, …
Obrigado a todos por tudo! Deus recompensa o bem a cem por um!
Sejamos Missão! Sejamos construtores da Paz!
-
Missão Olivais-Ucrânia: a chegada
E assim concluímos esta Missão Olivais-Ucrânia! 🇵🇹🇺🇦
Os refugiados ucranianos acompanhados pela nossa equipa chegaram ao fim da tarde à Igreja de São José. Aí foram recebidos, comeram um refeição quente, distribuiu-se os kits e levou-se aos transportes e aos locais para passarem a noite!
Bendito seja Deus pelo bem que fizemos todos em conjunto! 🙏
-
Missão Olivais-Ucrânia: os espaços
Deste lado quase tudo pronto para os receber!
Que Deus recompense a generosidade e empenho da nossa comunidade! Como é bom servir o próximo, aí encontramos também Jesus!
-
Missão Olivais-Ucrânia: Portugal
Estamos a caminho de Portugal!
Mas o trabalho não pára, para o staff do autocarro e equipas em Lisboa!
Verificar dados , inscrições on line no sef, resolver transfers e alojamentos provisórios e definitivos, arranjar kits de vestuário para quem nada tem, refeição de chegada, contatos com as entidades.
E resolver muitos imprevistos….Com Deus, sempre a providenciar !
-
Missão Olivais-Ucrânia: Taizé – Lisboa
-
Missão Olivais-Ucrânia: Taizé
Estes são os 14 refugiados que trazemos! Começamos a ver alguns sorrisos e ânimo! Está um dia cheio de sol… lá fora…e no coração desta gente que merece o melhor do mundo!
Neste momento paramos em Taizé. É um momento de oração, de tomar uma refeição e retemperar as forças para o que falta da viagem.
Cantemos também: “Ubi Caritas et amor, Ubi Caritas Deus ibi est” (Onde há caridade e amor, onde há caridade Deus aí está)!
-
Missão Olivais-Ucrânia: Refugiados
Após um dia intenso cheio de desafios e confusões, a equipa irá agora começar o longo caminho de regresso a Lisboa, trazendo consigo um pequeno grupo de refugiados.
Segundo consta, fecharam alguns corredores humanitários para a Polónia e os centros de refugiados estão com muito menos gente. Os que estão em trânsito vão para a Alemanha, Bélgica, França, Estónia, etc.
-
Missão Olivais-Ucrânia: Descarregar os bens
🇵🇱🇺🇦 Primeira etapa na Polónia concluída: esta manhã o autocarro com tudo o que contribuímos foi descarregado no armazém: medicamentos (que seguirão para o hospital), produtos de higiene, roupa, alimentos.
Como é bom ajudar o próximo! Fruto da nossa generosidade conseguimos ser uma pequena gota de esperança no meio da devastação da guerra.
Segue-se o próximo passo com os refugiados.
-
Missão Olivais-Ucrânia: chegada
Chegaram esta madrugada a Varsóvia, 3700km depois de terem saído no sábado dos Olivais.Está frio, graus negativos. Está na altura da equipa descansar para ter ânimo e coragem para os próximos passos: a entrega dos bens e o resgate de alguns refugiados.Nesta noite algures a leste desta cidade, do lado de lá da fronteira, noite e dia, há um rio de gente a fugir, de invasores que semeiam morte e destruição.Continuam a chegar diariamente refugiados aos milhares , esgotados, encharcados em lágrimas, com inúmeras crianças que não percebem porque perderam tudo. -
Missão Olivais-Ucrânia: Polónia
A nossa equipa missionária já se encontra em caminhos Polacos!
Está prevista a sua chegada durante esta madrugada por volta das 4h.
Amanhã vão ter um dia preenchido a descarregar os bens que foram angariados e a acolher as famílias ucranianas.Rezemos uma Avé Maria pedindo a proteção da Virgem Maria de Częstochowa para a nossa equipa nesta reta final da viagem!
-
Missão Olivais-Ucrânia: Paz
Paz. Este tem sido o apelo do Papa Francisco face à situação na Ucrânia. É também a mensagem que as crianças da nossa comunidade passam com estes desenhos, que fizeram para oferecer às famílias ucranianas que a equipa dos Olivais vai trazer para Portugal.
-
Missão Olivais-Ucrânia: Bélgica
A nossa equipa segue a todo o gás! Já estão em Namur, na Bélgica.
Depois de uma pausa para almoço, fazem render o tempo da viagem e andam a aprender algumas palavras em ucraniano.
Desejam a todos um bom Domingo!
-
Missão Olivais-Ucrânia: João Gouveia
A caminho da fronteira com França, a equipa Missão Olivais Ucrânia prepara-se para deixar as terras espanholas para trás. João Gouveia relembra-nos da mensagem de Baden-Powell: “Deixa o mundo um pouco melhor do que o encontraste”.
-
Missão Olivais-Ucrânia: Irmã Vera
A Irmã Vera Rocha, missionária comboniana, deseja-nos uma boa noite a partir do País Basco. A viagem continua e a equipa Missão Olivais Ucrânia segue animada.
-
Missão Olivais-Ucrânia: Espanha
Ora, vamos lá saber por onde anda a nossa equipa Missão Olivais Ucrânia. Já levam algum avanço!
Estão a atravessar Espanha, a percorrer o município de Burgos.
Amanhã trazem-nos mais novidades!